Abril 5, 2018

Transformação da carrinha #2 – A Planta, Limpeza e Protecção contra a Ferrugem

Transformação motorhome carinha

O que considerámos mais importante, antes mesmo da limpeza e de começar a fazer realmente alguma coisa na carrinha, foi levá-la a um mecânico para fazermos uma revisão geral, porque de nada vale estarmos a fazer grandes planos e a começar a construir as coisas se a carrinha tiver alguns problemas.

Na revisão geral de mecânica mudámos os óleos, filtros, pastilhas de travões e a correia do alternador.

A Planta

Mal comprámos a carrinha medimos logo a caixa para podermos começar a entreter-nos a fazer a planta e a pensarmos qual é que seria a melhor maneira de termos a disposição das coisas.

Algo que nos deu muito jeito nesta fase, foi já termos vivido durante 9 meses numa autocaravana. Assim, temos uma melhor percepção do que precisamos e o que não precisamos. Por exemplo, optámos por não ter lavatório na casa-de-banho, apenas chuveiro. 

Houve alguns factores que influenciaram directamente a nossa escolha da planta: 

  • Queremos ter uma casa de banho funcional, com chuveiro e sanita. O que vai  alterar a disposição geral da carrinha, pois é algo que ocupa muito espaço, tanto físico, como visual;
  • Fazemos questão de ter a cama sempre montada e de podermos sentarmos-nos à mesa;
  • Gostávamos de ter um forno, para alem do fogão;
  • Queremos ter a bancada de cozinha constantemente desocupada;
  • A carrinha vai ser desenhada para 2 pessoas, mas com a possibilidade de haver mais pessoas sentadas ao mesmo tempo.
  • Queremos ser auto-suficientes a nível de energia e ter no mínimo 100L de águas limpas.
Transformação motorhome carinha

Acima está o nosso primeiro esboço da planta e embora possa haver algumas pequenas alterações, é assim que deve ficar a carrinha.

É importante fazer o esboço antes de tudo o resto, porque quando for para fazer a estrutura do chão, convém ter em conta onde vão ficar os móveis de  maior peso, para coincidirem com a estrutura e poderem ser aparafusadas à mesma.  

Como podem ver, a fotografia ao lado é o resultado da nossa estrutura do chão. As ripas de madeira vão coincidir com as paredes da casa de banho, com  a cama e com a a bancada da cozinha.

Isto tem especial importância se usarem um contraplacado fino para fazer de chão, nós usámos um de 12mm de espessura, pelo que na realidade não importa muito se a estrutura assenta directamente nas ripas.

Mérida, Espanha, autocaravana

A nossa cama vai ser de casal, embora uma parte dela vá descer para fazer de banco, mantendo uma cama de solteiro sempre feita. Vai ter cerca de 1 metro e altura para permitir uma pequena garagem por baixo.

A mesa vai se elevar no sentido da parede, de maneira a desocupar o espaço quando for necessário. (depois de 6 meses a vivermos na carrinha conta-se pelos dedos as vezes que levantámos/tirámos a mesa).

Vamos ter fogão, forno, lava-louça, frigorífico e extractor na cozinha. A casa de banho vai ter uma sanita portátil, igual à que tínhamos na nossa antiga autocaravana.

autocaravana

A Limpeza e aplicação de anti-ferrugem

Assim que pudemos pôr ”mãos à obra”, começámos por limpar a caixa da carrinha toda, que pelos aspecto já não era limpa à muito tempo.

A carrinha era usada para transporte de cavalos, pelo que nos divertimos muito a tirar bocados de feno de todos o cantos da carrinho e o ocasional bocado de cocó.

Usámos Mistolin, para tirar toda a gordura e porcaria. A limpeza é importante porque vai permitir uma melhor aderência de todos os materiais que vão ser colocados posteriormente na estrutura da carrinha. 

Transformação motorhome carinha
IMG_2172
Transformação motorhome carinha

De seguida aplicámos uma tinta branca anti-ferrugem em todo o chão da caixa da carrinha, isto serve para nos poupar de problemas futuros a nível da ferrugem.

Embora possa parecer só um pequeno ponto, com o tempo vira buraco e com o buraco vem a humidade…. o que queremos ao máximo evitar.

Transformação motorhome carinha
Transformação motorhome carinha
Transformação motorhome carinha

De seguida é altura de começarmos a fazer o chão, mas isso é tema para um próximo artigo !

Vê aqui os restantes artigos desta transformação

Outros Artigos

Conduzir na Noruega

A Noruega é diferente por varias razões e as suas estradas são uma delas. Durante as duas semanas que estivemos neste pais fizemos cerca de 2.000 quilómetros, mas apenas estivemos…

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

4 comentários em “Transformação da carrinha #2 – A Planta, Limpeza e Protecção contra a Ferrugem

  • Acabo de ler esta vossa invejável experiência de vida e só consigo dizer, amei! A vossa dedicação, trabalho, coragem e determinação é simplesmente incrível.. hoje em dia vemo-nos rodeados de coisas supérfluas e o que realmente é importante, interessante e magnifico pouca gente consegue ver mas vejo em voces essa capacidade. O que é que pode ser mais enriquecedor que conhecer o nosso mundo e as nossas culturas? Continuem o espectacular caminho que teem percorrido. Desejo a maior das felicidades e viagem bastante 😉

    • Obrigado Tiago ! é muito bom ler palavras tão bonitas, e tens toda a razão, conhecermos o mundo que nos rodeia é mesmo o melhor que temos a fazer. Pelo menos para nós, e pelos vistas para ti também ! Obrigado novamente, tudo de bom . Miguel e Rita

  • This is gold for people who want to start a van life. My partner and i have been wanting to do so but we have no idea where to start. A maintained van should be a priority. We don’t have money for a new one but turning an old van into something very functional is good. This is a good guide

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *