Sempre que imaginamos a nossa carrinha, imaginamo-la revestida com lambrim (ripas de madeira que encaixam), torna o sitio mais acolhedor e com o verniz a realçar a madeira e os seus ”nó’s” dá um resultado final muito natural. Podíamos ter colocado painéis de madeira, mas não gostamos tanto do aspecto final.
A maior dificuldade que tivemos foi sem dúvida causada pelas curvaturas da carrinha, que tornam muito complicado manter as linhas direitas. Para conseguirmos ter uma maior área possível dentro da carrinha fizemos o revestimento de maneira a por vezes acompanhar as formas da carrinha.
Se por exemplo tivéssemos simplesmente posto ripas verticais e horizontais presas aos pilares mais saídos da estrutura tinha sido muito mais fácil, especialmente de ter as coisas direitas, mas iríamos sacrificar espaço importante quando queremos as coisas o mais amplas possíveis.
Qual a vantagem de fazer transformação numa carrinha com caixa isotérmica (frigorífica), vejo algumas à venda mas nunca vi nenhuma transformada?
Boas João, as vantagens são várias e por acaso nós até tivemos a pensar comprar uma, mas era demasiado grande.
As grandes vantagens é que já vem isolada e é recta, ou seja torna muito mais fácil a montagem do revestimento em madeira no interior. As carrinhas de caixa normal são curvas e estão cheias de ‘traves’ estruturais, o que complica um pouco.
Desvantagens, são menos aerodinâmicas, ou seja vão gastar mais combustível. Na parte da legalização não sei bem como funciona, se quiseres ter lugares atrás sentados, tens de abrir uma passagem , o que é complicado porque a caixa nem sequer tem acesso directo para a frente. No caso de não quereres, penso que nao haja problema, mas tens que perguntar a alguém que trate desses assuntos !
Boa sorte.
Boas, onde arranjaram esse lambrim?
Boas Renato,
O lambrim comprámos nas lojas Leroy Merlin
Boas pessoal,
Onde arranjaram estas janelas?
Obrigado!
Na Camperlife Gaspar !
Boa noite.
Eu e minha mulher compramos uma iveco do mesmo tamanho que a vossa mas o modelo anterior, de 1988. Está em óptimo estado, sempre com o mesmo dono, um vizinho nosso que sempre s estimou muito. Pretendemos transforma-se, nos próprios em AC.
Estudamos com muito pormenor o vosso projeto, pelo que vos queremos dar os parabéns pelo trabalho que fizeram.
Ainda não começamos mas, vamos fazer muito parecido com a vossa. Como a nossa utilização vai ser idêntica à vossa, gostaria de saber a vossa opinião, ou o que decidiram fazer em relação ao gás, qual a melhor solução e também a questão do aqueci mento, uma vez que pretendemos fazer a Europa e, como sabes o norte é frio.
Obrigado pelas dicas e por terem sido uma inspiração para nos.
Pedro Sequeira e Maria do Céu
Boas, muito obrigado !
Olha em relação ao gás, tudo depende da utilização que dás.. Por exemplo se o frigorifico for elétrico o consumo reduz bastante.. nós gastamos umas 2/3 bilhas por ano apenas a fazer comer e a aquecer água pelo que numa viagem pela Europa acaba por não ser um problema.
Se for para ficar por Portugal o aquecimento embora dê jeito é dispensável, mas a viajar muitos meses pela Europa acaba por ser necessário, porque se apanhares temperaturas negativas a Autocaravana fica muito fria..
Neste momento não temos aquecimento, mas existem várias opções no mercado, é questão de veres a melhor opção (€€).
oa sorte e boas viagens !
Olá.
Parabéns 🙂
Não sei se ainda andas por aqui… mas estou a transformar a minha carrinha e na parte das janelas está complicado , porque o engenheiro mecânico que vai tratar do processo diz que as mesmas têm que ter certificado de homologação. Eu liguei à camperslife (obrigada pelos contactos) e eles dizem que só têm estes certificados para as de acrilico, as mais caras. Como é que fizeste? Não era suposto conseguir fazer bem que fosse com uma janela em segunda mão e o engenheiro junto com o imt legalizaria ?
Obrigada antes de mais,
Andreia