Stonehenge e Avebury – O neólitico na actualidade

Inglaterra - Stonehenge

Avebury

Avebury fica no Reino, Unido, Inglaterra, na região de  .  É um dos melhores e maiores monumentos do neólitico da Europa.

Nós visitámos primeiro Avebury, já ao final da tarde, depois fizemos alguns Km até ao Stonehenge e dormimos por lá, para poder ver o monumento na manhã do dia seguinte.

Um dia, dá perfeitamente para ver os dois monumentos, que marcam pela sua história. O Stonehenge é o mais emblemático e turístico, mas Avebury não fica nada atrás e também vale a pena parar para ver. Para além de que na zona também há umas casinhas típicas muito giras, com um telhado de polme. Uma mais valia no monumento de Avebury, é que pode vê-lo, tocar nas pedras e não paga nada por isso.

Também existe um “pub” no local, que é o único no mundo rodeado por um círculo de pedras.

Pode alugar um carro para fazer a viagem aos monumentos, ir de autocarro ou ir numa excursão.

Avebury - England
Avebury - England
Avebury - England

Stonehenge

O Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos: o período I, 3100AC; o período II, 2150AC e o período III, 2075AC. Estima-se que foram necessárias mais de trinta milhões de horas de trabalho, para a construção das três fases.

Existem diversas lendas e mitos relacionados com a sua construção, sendo o mais aceite, o de que o Stonehenge terá sido um cendto de arqueoastronomia (estudo da astronomia estudado por povos pré-históricos) onde relacionam a disposição das pedras com o facto de ter sido usado como observatório astronómico.

Stonehenge

Localiza-se no Reino Unido, em Inglaterra, num sítio um pouco remoto, na região de Salisburia.

Como quando chegámos já era de noite e não havia nenhum parque para estacionarmos, optámos por pernoitar numa estradinha, que fica perpendicular à estrada principal, o terreno é de terra batida, mas parámos sem problemas

Sendo o local no interior e sem muita luz, o céu é muito estrelado e deu para tirarmos umas fotografias muito bonitas.

Coordenadas do sítio onde ficámos a pernoita (para os mais aventureiros):

  • 51º10’32.5”N 1º49’58.0”W

Quando fomos até ao local não sabíamos qual era o custo do bilhete, até vermos que custava 17 Libras.

Achámos um pouco caro para um monumento mundial, que deveria ser mais acessível a todos. Até porque é possível ver da estrada e não está tão longe assim.

Como o que íamos pagar os dois, achámos um pouco elevado, decidimos não entrar pela bilheteira e ir pela berma da estrada, até ao ponto de melhor observação.

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *