Novembro 3, 2017

Estónia

Tallinn - Estonia
  • Capital: Tallinn
  • Área Territorial: 45 339 Km2
  • População: 1 266 375 Habitantes
  • Língua oficial: Estoniano
  • Moeda: Euro
  • Fuso-Horário: UTC +2 (Verão UTC +3)

Vamos escrever sobre os 3 países Bálticos no mesmo texto porque para alem de serem semelhantes a nossa passagem foi curta pelo que não fazia sentido fazer 3 textos separados.

Iniciámos a nossa passagem  por estes países em Tallinn, a capital da Estónia de onde desembarcámos vindos de Helsínquia. De seguida fomos para Sul, em direcção a Riga, capital da Letónia e por fim passámos pela Lituânia antes de chegarmos a Polónia.

Na Estónia sente-se mais influência do mar Báltico e dos países nórdicos, em especial na capital, Tallin que é uma cidade já bastante desenvolvida.

Algo que salta logo à vista são as estradas, primeiro só à estradas com duas faixas na saída das capitais, em segundo, sem ser as estradas que ligam as grandes cidades, que são em alcatrão, praticamente todas as outras são em terra batida, por vezes ao longo de muitos muitos quilómetros.

As estradas em alcatrão, têm todas o símbolo da UE e como só têm apenas uma faixa, os condutores conduzem completamente à maluca, fazem ultrapassagens em curvas, camiões a ultrapassarem-nos sem visibilidade nenhuma, algo que só visto mesmo..

Quase não há rotundas e para entrar/sair das cidades fazem-se muitos quilómetros em linha recta, com imensos semáforos.

A nível de capitais fomos a Tallinn e a Riga. Vilnius que é a capital da Lituânia, para além de ser fora de mão na altura, não pareceu ser muito interessante pelo que optámos por não ir.

Tallinn é uma capital muito acolhedora, com um centro histórico medieval muito bonito, com uma igreja Ortodoxa muito interessante, e ruas pequenas, medievais e muito arranjadas.

Riga não gostámos tanto, tem um ou outro monumento, mas  nada de realmente interessante, a não ser o facto de ser uma com uma componente cultural e humana diferente de nós, portugueses o que para quem viaja é sempre interessante.

Os preços surpreenderam-nos pela negativa, pois embora tenham um salário mínimo baixo (400 euros Letónia e Lituânia e 500 euros Estónia) as coisas não são baratas, quer nos restaurantes, quer nos supermercados, são mais ou menos os preços de Portugal e em alguns casos bem superiores.

As pessoas como temos observado nestes países mais frios, não são muito simpáticas, pelo menos num primeiro contacto, embora a pessoa com quem falámos mais, o dono de um parque campismo na Estónia, tenha sido muito simpático.

 Para auto caravana não vimos nenhum sítio em específico, mas vimos alguns parques de campismo e não nos sentimos inseguros ao dormir.

Pernoitar em auto caravana :

Riga  56°56’58.2″N 24°06’02.0″E

Tallinn  59°26’24.5″N 24°45’17.0″E

Apenas estacionamento, sem facilidades.

Algumas fotografias da nossa passagem pela Estónia

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Outros Artigos

A nossa casa sobre rodas

A nossa casa sobre rodas A nossa casa sobre rodas foi uma parte fundamental da nossa viagem, proporcionou-nos momentos únicos e levou-nos a 37 países sem nunca nos deixar mal.…

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *