Helsínquia e Suomenlinna – O que fazer na capital Finlandesa

     Helsínquia é a capital da Finlândia tem 600 000 habitantes e encontra-se bem no Sul do país, banhada pelo mar Báltico.

     Passámos nesta cidade quando regressávamos dos países nórdicos para a ”europa continental”, ficámos aqui 3 dias. Para quem viaja de carro ou de autocaravana por esta zona da Europa é quase obrigatório passar em Helsínquia para apanhar o Ferrie para Tallinn.

     As grande atracções de Helsínquia são sem dúvida as suas igrejas e a sua ilha-fortaleza, que vamos falar mais  à frente.  

O que ver e fazer?

     Durante os dias que estivemos na capital Finlandesa, aproveitamos para andar de bicicleta, até porque ficámos a 5km do centro, visitar as suas igrejas e a sua ilha fortaleza de Suomenlina, para alem disto existem mais um ou outro monumento de estilo Clássico, sobretudo estátuas espalhadas pela cidade.

  • Catedral de Uspenski

     A catedral ortodoxa de Uspenski foi construída em 1862, altura em que a Finlândia ainda estava sobre controlo russo. Hoje é a maior igreja dedicada ao ramo ortodoxo do cristianismo na Europa Ocidental. Esta igreja ganha especial interesse para nós, povos maioritariamente cristãos católicos porque é a sua construção é de um estilo bem diferente do que estamos habituados a ver. A entrada é gratuita.

 

  • Igreja Luterana de Helsínquia

     A igreja luterana de Helsínquia é a principal imagem de marca da cidade, e a sua cúpula verde é visível de muitos pontos da cidade.

     Construída em 1830, em tributo ao Czar Nicolau I da Rússia, chamou-se igreja de S.Nicolau até à independência da Finlândia em 1917.

      De estilo neoclássico, a igreja tem  uma grande cúpula verde, rodeada por quatro mais pequenas. o Interior é muito simples, como aliás todas as igrejas luteranas são, apenas com um altar, cadeiras, um órgão e pouco mais. A entrada é grauita.

      À frente da igreja encontra-se a praça do senado, com uma estátua de Alexandre II no centro e edifícios importantes de arquitectura neoclássica, como a universidade de Helsínquia e a biblioteca.  

      Pela cidade existem alguns exemplos interessantes de arquitectura clássica, como a estação de comboios e umas estátuas pela cidade

    Para alem deste monumentos recomendamos um passeio pela praça do mercado, uma visita ao mercado que acontece de manha ao pé de do terminal dos barcos e uma visita a zona do ZOO.

Mapa de Helsínquia

Fortaleza de Suomenlinna

    Construida em 1748 porm Fredrick I da Suécia, num arquipélago ao pé da costa de Helsínquia, a fortaleza marítima de Suomenlinna, património mundial da UNESCO, é de passagem obrigatória para quem visita a capital finlandesa.

     Hoje em dia Suomenlinna não é apenas uma fortaleza e uma das principais atracções da Finlândia, é também uma comunidade com cerca de 800 residentes.

     Algo que torna esta fortaleza única é que nos seus 300 anos de existência já serviu para defender 3 países, a Suécia, a Rússia e finalmente a Finlândia.

     O ideal é passar aqui no mínimo duas horas, a caminhar pela fortaleza. Para chegar é apenas preciso apanhar um ferrie do centro de Helsínquia que demora cerca de 15 minutos e custa 5€ ir e vir.

mapa de Suomenlinna

 

Para pernoitar de autocaravana :

Helsínquia – N 60.18190,  E 24.99201

A cerca de 5km do centro, ideal para quem tem bicicletas, para quem não tenha é possível apanhar um autocarro para ao centro ( autocarro para perto do ZOO). Sem facilidades, casa de banho e água perto do campo de futebol. 

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *