A população semi-selvagem de macacos existente, encontram-se na reserva natural do território, que abrange mais de 40% da sua área terrestre. Mas, também é possível encontrar macacos pelas ruas de gibraltar, mais perto do castelo.
Os macacos podem ter até 75cm e cerca de 13Kg. São animais diurnos e omníveros e vivem em bosques com mais de 2100m de altitude, em grupos entre 10 e 30, de estrutura matriacal, dirigido por uma fêmea.
Esta reserva também é considerada um importante ponto de paragem para aves migratórias.
Das duas primeiras vezes que fomos, não era preciso pagar nada, noentanto passou a ser necessário adquirir bilhete para a zona onde se encontram a maior parte dos macacos. Esta +ultima vez que fomos, em Julho de 2020, era necessário adquirir um bilhete , que custa 17libras.
Ficámos um bocado aborrecidos, porque realmente tudo é uma oportunidade para fazer dinheiro. Nós até compreendemos que há coisas que têm custos de manutenção, mas que pratiquem valores mais justos. Uma família se quiser entrar na reserva natural, não gasta menos de 60€. Fora outras actividades, como andar de teleférico.. O que vale é que vão sempre havendo macaquinhos mais desinibidos, que andam pelas ruas de Gibraltar, sempre mais próximo do castelo, temos é que estar atentos para os encontrar.
Desta última vez que fomos sentimos uma grande diminuição, no numero de macacos fora do zona paga, isto porque obviamente deve ter havido um esforço maior para atrair os macacos para a zona paga.
O pagamento é feito na casa que se encontra na fotografia abaixo, na entrada do Moorish Castle.