Vai visitar uma cidade? #8 Dicas que precisa ler

Quando realizámos a nossa viagem de autocaravana pela Europa, foram dezenas as cidades e mais de vinte, as capitais que visitámos. Fazíamos sempre a habitual pesquisa de “o que fazer”, “o que visitar”, “dicas”.. mas começámos a aperceber-nos que certas práticas eram comuns a todas as cidades. 

# Dica 1 – Procurar um ponto de informação

Sempre que visitamos uma cidade nova, seja ela uma capital ou uma grande cidade, apesar de toda a pesquisa antecipadamente feita,  para nós é  importante ir ao ponto de informação turístico. São cerca de 15min que se gasta, mas pode valorizar a viagem. Nestes locais há um vasto leque de conteúdo informativo.. como os monumentos a visitar, horários, preços, experiências únicas a usufruir no local e até algyns descontos.

# Dica 2 – Obter um mapa da cidade

Ter um mapa é fundamental para uma visita a qualquer cidade. Quer para saber objectivamente os pontos de interesse, quer para orientação dos viajantes.

É importante fazer um planeamento, idealizando um programa para os dias que se vai estar em viagem. No programa deve-se ter em conta os dias que se tem para visitar, face ao que queremos ver. Deste modo vai optimizar o seu tempo e dinheiro.

# Dica 3 – Ver a cidade de um ponto alto, Miradouro

Quase todas as grandes cidades têm miradouros ou pontos altos, sejam eles em topos de colinas, monumentos ou rooftops

Para nós, não há nada que pague o prazer de contemplar uma cidade do alto, num final de tarde, à hora do pôr-do-sol ou até mesmo do nascer. É uma experiência que marca qualquer viagem e salvo raras excepções (como por exemplo rooftop) não se tem que gastar dinheiro.

Mostar - Bosnia

# Dica 4 – Atenção aos monumentos

Quase todos os centros históricos têm munumentos, uns mais emblemáticos que outros. Faça uma pesquisa, veja os preços, horários e perceba os que vão mais de encontro com o seu orçamento e interesses.

Não se esqueça de acentar os horários e dias que os monumentos estão encerrados, para não correr o risco de chegar, “bater com o nariz na porta” e perder o seu tempo, que em viagem é precioso.

Há várias cidades, em especial capitais, que têm descontos para cidadãos da União Europeia, estudantes, jovens da União Europeia ou até mesmo, muitos são gratuitos. Com uma pesquisa antecipada, certamente que vai fazer escolhas mais acertadas e enriquecer a viagem.

Por exemplo, em Paris, a maioria dos grandes monumentos (Museu do Louvre, Torre de Notredame..) jovens da União Europeia até aos 26 anos, não pagam. Em Roma, subir ao segundo andar do Monumento à Vittorio Emanuele também não se paga.

# Dica 5 – Procurar espaços Verdes

Os espaços verdes renovam energias, são óptimos para um passeio ou para fazer um pic-nic. Grandes cidades têm sempre jardins públicos com espaços verdes, belas árvores e banquinhos para descansar um pouco. Em muitas, também existem parques naturais perto, que se pode fazer em excursão. Como em Cracóvia, que tem o Parque Natural Nacional de Ojcow a cerca de 10 Km.

# Dica 6 – Absorver a cidade e os locais

Todos os lugares, são um lugar. Um lugar com história, com várias histórias a acontecerem naquele momento. Com várias vidas a intersectarem umas nas outras, que se alinha com o que observamos e absorvemos.

Tenha atenção aos pormenores e tente perceber e colocar-se na vida do outro. Ajude o próximo e familiarize-se e interaja com a população local. Comprando produtos e alimentos locais, falando com as pessoas e tentando perceber sempre um pouco mais à cerca das suas culturas e raízes.

Mostar - Bosnia

# Dica 7 – Procurar locais próximos de Água

Lagos, rios, canais.. São diversas as cidades e capitais, que tem um curso de água, a correr dentro delas. Lisboa, Porto, Amesterdão, Veneza, Salzburgo, Paris, Roma.. são alguns dos sítios onde a água tem um papel importante e sabe bem, sentar um pouco à sua margem e simplesmente ver a vida passar.

# Dica 8 – Experiementar novos sabores

Cada país tem as suas culturas, tradições, cores  e sabores. Quando visitar uma cidade nova, tente provar pratos típicos, vai ser uma nova experiência e vai envolver-se mais na cultura local.

Para quem é mais económico,normalmente em grandes cidades há sempre restaurantes com menus, veja os mais completos e com bom aspecto, pois também comemos com os olhos.

Também pode sempre “fugir” aos restaurantes mais turísticos e comprar alimentos ou fazer uma refeição num restaurante que pareça mais local.

Rome - Roma - Italy - Itália

# Dica 9 – cuidado com os “carteiristas”

Todas as cidades com muitos turistas tem tendência a serem mais propicias a burlas. Há muitas maneiras de enganar um turista. Aprenda a dizer.. NÃO!

1Nunca agarre em nenhum objecto ou souvenir que lhe queiram tentar vender; Em Roma vimos um casal, onde o rapaz tinha acabado de pedir a mão da sua amada em casamento na Fontana Di Trevi. Nisto há um fulano que tira uma daquelas fotografias que saem automaticamente e entrega ao casal, eles aceitam e logo de seguida há uma perseguição do fulano ao casal a insistir para que lhes dê o dinheiro. O que é uma situação um bocado constrangedora:

2– Tenha sempre atenção à sua mala ou mochila nos transportes públicos, se tiver uma mochila coloque-a no seu peito e malas sempre à  tiracolo;

3– Mesmo que digam que é oferta, não aceite flores! Vão sempre pedir-lhe dinheiro;

5– Se lhe pedirem para tirar fotografia, tenha atenção ás suas coisas, por vezes há carteiristas a fazerem este tipo de burla.

6- Não alinhe em jogos! Em Veneza vimos um grupo muito grande de pessoas à volta de um jogo.. no jogo entravam umas bolas que se escondiam em baixo de copos e quem entrava tinha que descobrir onde estava a bola. Haviam umas 4 pessoas que estavam combinadas e falhavam sempre, quando entrava algum turista e parecia óbvio onde estava a bola escondida, perdia sempre. Os valores das apostas eram só notas de 50€.

 

Rome - Roma - Italy - Itália

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Outros Artigos

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *