#16 Parques Naturais na Europa | A visitar uma vez na vida

#1 – Plitvice National Park (Croácia)

O Parque Natural de Plitvice é dos mais bonitos que vimos na vida. Um parque conhecido pelos seus lagos, com as mais diversas tonalidades de azul, que variam consoante a luz do dia. A melhor hora para estar no parque é a partir das 16h30h quando já não há muitos turistas, é uma hora muito tranquila e onde se pode aproveitar a natureza. 

O parque tem 3 trilhos com diferentes intensidades e tempo. Também tem um barco que o leva à outra margem do parque.

Localização no mapa:

#2 -Beustita Ravine National Park (Roménia)

Fizemos a viagem até este parque única e exclusivamente para conhecer a cascata Bigar Waterfall.  É única pela maneira de como a água cai pela pedra repleta de musgo, sendo uma das principais atracções do Oeste romeno e é normal num dia de semana estar repleta de turistas.

Para chegar a esta cascata é necessário fazer algumas dezenas de quilómetros por estradas secundárias até chegar a cascata que curiosamente fica mesmo ao lado da estrada, a entrada é gratuita embora para entrar na zona protegida adjacente a cascata se tenha que pagar um valor simbólico para entrar.

Esta cascata está exactamente entre a linha do Equador e a do Polo Norte, o que não deixa de ser curioso.

Localização no mapa:

#3 -Tatra National Park (Eslováquia/Polónia)

Este parque localiza-se nas montanhas Tatra. Estas, formam uma cordilheira entre a Polónia e a Eslováquia e é aqui que fica o ponto mais alto dos Cárpatos (segunda cadeia mais longa de montanhas da Europa, a seguir aos Alpes).

A sua biodiversidade é única, com a existência de ursos, lobos e linces a habitarem a floresta. 

Estávamos em Cracóvia quando alugámos uma mota e seguimos em direcção a  Zakopane – cidade mais próxima e conhecida como o ponto de partida para actividades de desportos de Inverno, escalada e caminhadas nos Tatra. Há também um teleférico e funicular, que oferecem vistas deslumbrantes para as montanhas.

Localização no mapa:

#4 -Vikos Gorge National Park (Grécia)

Viajámos até este parque para conhecer o desfiladeiro mais profundo do mundo, Vikos Gorge, envolvido por natureza e vida selvagem.

Há um miradouro natural, que é possível chegar de carro e ter uma vista deslumbrante, sem ter que se fazer uma grande caminhada ou esforço físico.

O miradouro fica numa estrada sem saída e chama-se “Oxya Viewpoint”, quando se chega ao fim da estrada, é hora de sair do carro e percorrer um pequeno trilho num caminho de pedra. Dos residentes do parque encontram-se alguns ursos, cavalos selvagens, abutres, águias.

Localização no mapa:

#5 -Parque Natural Sintra Cascais (Portugal)

Dos nossos sítios favoritos em Portugal, o parque natural Sintra-Cascais, oferece uma grande diversidade de coisas para fazer e onde já passamos grandes momentos a explorar, juntos.

A serra de Sintra é deslumbrante com o seu Palácio da Pena e Castelo dos Mouros (entre muitos outros monumentos fabulosos), bem como o percurso até ao cabo da roca, passando por diversas praias lindas.

Sintra é óptima para respirar ar puro, fazer caminhas em trilhos, pic-nics, estar em contacto com a natureza e dar um passeio pela lagoa azul, um sítio muito pacifico.

Localização no mapa:

#6 -Lake District National Park (Inglaterra)

Lake District é um dos 13 parques naturais do Reino Unido, situa-se no norte de Inglaterra, quase na fronteira com a Escócia e é aqui que se localizam todas as terras inglesas 900 metros acima do nível do mar.

Chegámos a este parque de autocaravana e como tal, a nossa primeira preocupação era encontrar um local para pernoitar – sem termos que pagar, que nos parecesse seguro e preferencialmente perto de um dos lagos.

O primeiro local que parámos era perto de um lago, chamado “Windermere”, é dos lagos mais procurados e provavelmente o mais turístico, onde todos os cantinhos estavam concessionados e não podíamos ficar.

O parque oferece muitas experiências para amantes de natureza, pode fazer grandes caminhadas, alpinismo e escaladas, bem como actividades náuticas.

Nós subimos uma montanha chamada Helvellyn e foi incrível. Foram cerca de 20 Km e 9 horas sempre a caminhar.

Localização no mapa:

#7 -Parque Natural da Serra da Estrela (Portugal)

Este parque localiza-se no interior de Portugal, a uma altitude muito elevada. É dos sítios com mais queda de neve, chuva, granito e orvalho. Aqui encontram-se espécies de flora e fauna únicas no país, em animais destaca-se o lobo, o javali, a lontra e a raposa.

Para actividades podemos salientar as caminhadas, esqui e as praias fluvias, na época do Verão, como por exemplo Loriga, um sítio fantástico num cenário único.

Localização no mapa:

#8 – Cairngorms National Park (Escócia)

A Escócia é um país maravilhoso para viajar. Fizemos o país de autocaravana e são cenários atrás de cenários.. lagos, montanhas e mais lagos e montanhas. 

O parque Natural de que mais gostámos foi o Cairngorms National Park – “amor à primeira vista”. Chegámos a uma pequena cidade e estância turística chamada Aviemore e fomos ao ponto de informação, tentar perceber qual o melhor sítio para pararmos e arranjar algumas brochuras com caminhadas e trilhos para fazermos. Ficámos no Loch Morlich, um lago com alguns trilhos em seu redor.

Localização no mapa:

#9 – Krka National PARK (cROÁCIA)

Krka é mais um ponto obrigatório, para quem visita a Croácia. O parque não é tão intocado como o de Plitvice, mas também vale muito a pena a visita, principalmente se o visitar no Verão, porque é possível tomar banho numa das cascatas. Pode passear pelos passadiços, enquanto observa os peixes, nas águas límpidas dos rios que correm em direcção à cascata.

Localização no mapa:

#10 – Cinque Terre National Park (Itália)

 As Cinque Terre localizam-se em Itália e pertence à província de La Spezia. As Cinque Terre são 5 terras muito bonitas e características, em colinas junto ao mar, são elas Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e RioMaggiore. Esta região da Riviera Italiana é património mundial da UNESCO.

Destacamos Manarola, que para nós foi sem dúvida a mais bonita. É uma terra muito acolhedora e envolvente, com casinhas muito coloridas e sobrepostas umas nas outras. Fica num monte junto ao mar e é abraçada por vinhas, com percursos entre elas, que podemos percorrer.   

 

Localização no mapa:

#11 – Triglav National Park (Eslováquia)

Este é o único parque nacional da Eslovénia. O monte Triglav é o pico mais alto dos Alpes Julianos e fica sensivelmente a meio do parque. O lago Bled e o Bohinj localizam-se neste parque.

No Bled é possível caminhar a pé por passadiços em redor do lago e fazer passeios de barco, até à ilha, que tem uma igreja, muito bonita e é um ponto de atracção do lago.

Já o lago Bohinj é mais vocacionado para aventureiros e amantes de actividades radicais, tem uma escola náutica, onde se pode alugar canoas, caiaques e fazer actividades com guias. Também há percursos pedestres e circuitos de bicicleta que pode fazer para observar o ambiente que o rodeia.

Localização no mapa:

#12 – Ojcow National Park (Polónia)

Parque nacional Ojcow está situado a 25 km de Cracóvia, na Polónia. Alugámos uma mota na cidade e fomos visitá-lo. É conhecido pelas suas grandes formações rochosas, grutas e morcegos. Uma zona muito bonita. 

Localização no mapa:

#13- Beacon Beacons National Park (País de Gales)

O Beacon Beacons, foi o único parque natural que visitámos no País de Gales e foi a zona de que mais gostámos no país.  O parque é muito agradável, uma área verde com muitos montes e um clima misterioso. Também estivemos numa cascata muito bonita, que caía de alguns metros de altitude.

Localização no mapa:

#14 – Cotswold National Park (Inglaterra)

Este parque nacional encontra-se no centro Sul de Inglaterra e é conhecido pelos seus montes característicos, com aldeias tipicamente inglesas, muito calmas e pacificas. Em baixo partilhamos alguns dos sítios por onde passámos nos Cotswold National Park.

Cotswold Wildlife Park (51°46’25.4″N 1°39’14.3″W) é um parque com muitos animais, desde girafas, rinocerontes, lamas, morcegos… O preço são 15£ por adulto.

Localização no mapa:

#15 – Poloniny National Park (Eslováquia/Polónia)

Estivemos três noites na Eslováquia e embora não tenhamos visitado a capital, nem nenhuma grande cidade, vimos grande parte da zona norte e nordeste do país. Duas das noites estivemos no parque natural,  Poloniny. Vimos que nas placas do parque que haviam bisontes, lobos e ursos em estado selvagem e fizemos algumas caminhadas para os tentar encontrar, mas sem sucesso.

O parque é muito verde e arborisado, muito bom para andar pelos trilhos e respirar ar puro.

Localização no mapa:

#16 – Parque Nacional Peneda Gerês

O parque natural Penêda Gerês localizado no Norte de Portugal é um destino lindíssimo para amantes da natureza. Localizado no norte de Portugal, junta à fronteira espanhola, é muito conhecido pelas suas variadas cascatas, cada uma com um trilho a percorrer e com os mais diversos tons de azul e verde.

Localização no mapa:

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com



6 thoughts on “#16 Parques Naturais na Europa | A visitar uma vez na vida”

  • Olá!
    Muitos parabéns! Pelas viagens, pelos descritivos! Fantástico.
    Já visitei vários desses locais, mas não tão longe, nem com estes pormenores.
    As fotos “também” estão fabulosas.
    Adorei e não vou mais perder o vosso site.
    Não sei se “posso” colocar uma questão….
    Tenho Ac com 7 metros… acham que “cabe” naquelas aldeias de xisto da serra da Lousã?
    Muito obrigado e os meus votos de que continuem a desfrutar!

    • Muito obrigado Eugénio, ficamos contentes por ‘ouvir’ isso.
      Em relação à AC caber nas aldeias, isso não vai ser um problema pois em praticamente nenhuma das que fomos ( Piodão, Talasnal, Cerdeira..) dá para entrar de carro. A única questão é as subidas e algumas curvas que podem ser bruscas mas nada de mais. A nossa carrinha tem 6 metros e não houve nenhuma ocasião em que com mais 1 metro estivéssemos ‘tramados’ nem nada do género, talvez apenas a chegar ao Talasnal ( em que a estrada é a descer e que dá a um beco, em que é preciso depois fazer inversão de marcha e subir de novo) é que fosse um pouco mais complicado, mas pode sempre subir a pé a partir da Lousã!
      Boa sorte e boas viagens !

  • Boas, tenho estado a ler alguns dos vossos artigos e se me permitem o Peneda-Gerês é Parque Nacional (o único no país) e não Parque Natural.
    Continuação de boas escritas que continuarei a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *