Conduzir na Noruega

DCIM100GOPROGOPR1247.

A Noruega é diferente por varias razões e as suas estradas são uma delas. Durante as duas semanas que estivemos neste pais fizemos cerca de 2.000 quilómetros, mas apenas estivemos na parte mais a Sul do país, pelo que a nossa opinião prende-se apenas obviamente com o que vimos.

Antes de tudo é praticamente impossível entrar na Noruega de carro/auto caravana/camião, viajar o mínimo que seja e sair, sem passar obrigatoriamente numa estrada paga.

Na Noruega eles adoptaram um sistema chamado AutoPASS que é um sistema que utiliza aparelhos na fronteiras, entradas de grandes, ou em zonas em que foi preciso fazer muitos túneis, pontes e estradas que requereram custos muito elevados, e isto acontece porque

O terreno na Noruega é muito acidentado, cheios de lagos, fiordes e montanhas, o que torna a construção das estradas muito dispendiosa e isto é uma maneira da parte da população que utiliza directamente estas estradas pagar pela sua construção.

Nas cidades paga-se para tornar a utilização dos carros menos apelativa e incentivar as pessoas a utilizarem os transportes públicos, que são uma alternativa bem mais amiga do ambiente.

um dos sítios de descanso nas estradas da Noruega, este tinha uma cascata para nos fazer companhia

Onde se adquire o AutoPass?

Nós não comprámos o AutoPass e passámos em cerca de 12 ”portagens” sem pagar e até ao dia de hoje nunca recebemos nenhuma multa nem pedido de pagamento, embora os valores a pagar não sejam excessivos para um estrangeiro que viaja pela Noruega ocasionalmente, é necessário pedir o AutoPASS com antecedência e nós como já estávamos em viagem quando soubemos, resolvemos não nos preocupar com isso.

Norway

as estradas

As estradas norueguesas são de boa qualidade mas são praticamente todas apenas com uma via para cada sentido, por vezes quando o terreno permite foram feitos pequenos troços com duas vias para possibilitar a ultrapassagem, isto faz com que a velocidade media seja baixa e normalmente as pessoas não andam a mais de 90 km/h.

As infraestruturas de apoio são muito boas, há muitos locais de paragem, com espaço para camiões e carros normais, normalmente com casa de banho e a maior parte das vezes em sítios muito agradáveis.

A Noruega é um pais Nórdico, com muitos meses de frio, neve e gelo e são necessárias algumas precauções quando se viaja pelo país, a primeira é que quanto mais para o interior e mais para Norte, mais frio há e por consequência mais gelo nas estradas por isso é quase obrigatório ter correntes de neve e se possível pneus de neve.

É normal haverem estradas cortadas, em Roldal por exemplo, apanhámos uma tempestade de neve e estivemos completamente parados durante duas horas até termos de voltar para trás, para dar uma ideia de como é o terreno e as estradas na Noruega, queríamos ir de Roldal para Oslo, eram 350km e o único caminho alternativo para Oslo, era um trajeto de 700km, o dobro da distancia.

É normal na zona dos fiordes por vezes a estrada acabar e termos que apanhar um ferrie para continuar caminho, mas as ligações são frequentes e os preços são baixos, cerca de 3 euros por pessoa ou algo do género.

As estradas na Noruega são lindas, serpenteiam por entre lagos, montanhas, túneis, tudo com paisagens de cortar a respiração. Deixamos aqui o link das ” National Tourist Routes’‘, que são 18 percursos para fazer de carro na Noruega, cada uma certamente deslumbrante

www.nasjonaleturistveger.no

De autocaravana na Noruega

De todos os países em que viajamos de autocaravana a Noruega é provavelmente o pais com melhores infraestruturas de apoio (pelo menos no Sul). Há muitos sítios dedicado a paragem de AC, com muitos pontos de água e sítios para se fazerem as descargas, isto a juntar á beleza natural tornam este pais muito apelativo para o auto caravanismo.

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Outros Artigos

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *