Preikestolen – Noruega

Preikestolen

Fomos a uma zona nos fiordes, na região de Stavanger, chamada Preikestolen, mais conhecida por Pulpit Rock, que é uma penhasco com 25×25 m de largura, a 600 metros de altitude, directamente para o fiorde de Lysefjorden. O percurso são cerca de 8km de caminhada, para ir e voltar, por entre árvores, pedras, lagos, zonas com neve e um caminho rochoso. 

Há um parque de estacionamento na montanha já perto do início do percurso, mas tem  o custo de 20, então optámos por estacionar a 7 km desse parque e fazer também essa subida em caminhada.

Coordenadas do parque onde pernoitámos de autocaravana sem pagar (Tem casa de banho):

  • 59º00’19.6”N  6º04’13.6”E
Preikestolen - Norway
Salto na Pulpit Rock

Estacionámos num parque de estacionamento, que tinha casa-de-banho e uma mesa de exterior para pic-nic, com vista para um grande lago. Como não nos pareceu que houvesse problema e não havia nenhum sinal a dizer o contrário, pernoitámos nesse parque. Como aquele local ia ser um momento único das nossas vidas, decidimos torna-lo ainda mais incrível e ir ver o nascer do Sol a Preikestolen.

Preparámos tudo, dormimos algumas horas ao final da tarde e por volta da 01H da manhã, saímos de mochila em busca da tão famosa pedra. A primeira etapa da nossa caminhada foram os 7 Km pela estrada, até chegar ao parque, onde se inicia o percurso pedestre. Depois, começou a segunda etapa, o percurso até chegar à pedra, Pulpit Rock.

O caminho é acessível a todos, mas cada um tem o seu ritmo, sendo que há pessoas que demoram menos tempo, outras mais.. a estimativa de tempo médio são cerca de 2H só para ir. O trilho está sempre assinalado por um “T” a vermelho e durante a noite o T é reflector, e quando procuramos de lanterna vê-se muito bem.

Ao longo da noite vimos muito pouco, andámos por uns passadiço de madeira, por pedras do tamanho de bolas de futebol, a subir o género do leito de um rio, subimos uma escadaria de pedras e depois chegámos a uma zona mais ampla, com um terreno muito rochoso.

Quando fomos já era final de Abril e ainda apanhámos alguma neve na caminhada, sendo que é necessário tomar algumas precauções, com calçado adequado, se não passamos muito tempo a escorregar.

Preikestolen
Passadiço no percurso para a Pulpit Rock

Quando percebemos que finalmente tínhamos chegado ficamos muito felizes, eram por volta das 4:30h  da manhã e ainda não se via nada, só as estrelas nos acompanhavam. Por volta das 5h e pouco estava muito frio mesmo, quando o céu começou a aclarar e ficamos absolutamente fascinados com o cenário que estava à nossa frente.

Pouco tempo depois o Sol começou a nascer e foi o culminar de tudo, uma sensação que se torna díficil de transmitir por palavras, estávamos apenas os dois ali a absorver os primeiros raios de sol, enquanto aquecíamos e víamos uma vista deslumbrante.

Preikestolen
Nascer do Sol na Pulpit Rock
Preikestolen
Nascer do Sol na Pulpit Rock

Passado algum tempo, aparecem as primeiras caras que vimos desde que saímos da autocaravana e a partir desse momento foram sempre chegando mais pessoas, enquanto outras iam embora.

Uma coisa que adorámos ver foi a reacção das pessoas ao chegarem à Pulpit Rock, é mesmo um daqueles momentos em que nos sentimos pequeninos, perante a dimensão da natureza e nos deixa a todos sem palavras.

Preikestolen

Por volta das 10H da manhã, iniciámos o nosso percurso de volta para a autocaravana. Quando o descíamos o trilho parecia outro, tudo iluminado, dava para ver a dimensão e as cores, do caminho que outrora fizemos a subir.

Haviam muitas pessoas de diferentes nacionalidades a subir, desde crianças a idosos e até animais. Muito giro ver todas aquelas pessoas, que naquela momento tinham um objectivo em comum.. conseguir chegar à Pulpit Rock. Quando nos perguntavam se ainda demorava muito, apenas respondíamos uma coisa “A vista é incrível”.

Preikestolen
Pulpit Rock
Preikestolen
Ao longo do trilho

Foi sem duvida uma das melhores experiências que tivemos até hoje e que vai ficar para sempre na nossa memória, a vista era indescritível, com o sol a nascer mesmo no meio do fiorde.

Para nós, que tínhamos saído de Portugal há 5 meses, e depois de tudo o que tínhamos passado, estar ali naquele momento, a assistir aquele espectáculo da vida e da natureza, foi sem duvida um sentimento muito forte!  

Recomendações no geral:

  • Levar calçado adequado para caminhada, principalmente se existir neve ao longo do troço;
  • Levar roupa confortável para caminhada;
  • Levar pelo menos 2L de água por pessoa;
  • Levar alimentos, fruta e barrinhas energéticas;
  • Levar protector solar;
  • Levar um impermeável na mochila, para o caso de chover;

Recomendações para o percurso no período nocturno:

  • Levar uma boa lanterna, por pessoa;
  • Avisar alguém que vai fazer o percurso durante a noite;
  • Levar uma camisola térmica na mochila, meias bem quentes e se possível umas calças, também para trocar. Porque quando chegamos ao topo, depois de um percurso tão grande e sempre a subir, o corpo fica suado e convém trocar por uma muda seca, pelo menos a que está em contacto directo com o corpo. As primeiras horas do nascer do dia, costumam ser bem frias:
  • Todas as recomendações gerais, acima escritas.
Preikestolen
Preikestolen

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *