Top 10 | Miradouros a visitar em Lisboa

Um miradouro é um local elevado, de onde se tem uma vista panorâmica privilegiada sobre alguma paisagem. Pode ser artificial (de uma torre de observação ou edifício) ou pode ser natural, por exemplo das montanhas.

Nós adoramos fazer este tipo de passeio e já visitámos grande parte dos miradouros de Lisboa. Decidimos então escrever este artigo, com os que consideramos estarem no top10. Escolhemos apenas miradouros gratuitos – no centro de Lisboa, em Monsanto e em Almada.

#1 – PANORÂMICO DE MONSANTO

O panorâmico de Monsanto localiza-se no Alto da Serafina. Foi inaugurado em 1968 como um dos mais luxuosos restaurantes da capital. Esteve durante anos e anos ao abandono, com tudo estilhaçado e um autêntico caos. Durante algum tempo os mais curiosos entravam por um buraco numa rede para ir ver o espaço e a vista do miradouro com os seus próprios olhos. Recentemente fizeram uma limpeza ao edifício e é possível visitar gratuitamente.

Tem três pisos intercalados com escadarias, repletas de grafitis e arte urbana, é possível observar uma obra do artista Vhils, que fez uma homenagem à activista brasileira Mariella Franco. No último piso tem o miradouro panorâmico onde é possível ver contemplar uma das vistas mais lindas sobre a cidade de Lisboa e o Parque Florestal de Monsanto.

Horário: 09h ás 18h (entradas até ás 17:30h)

Como chegar: Como se situa no coração de Monsanto, apenas é possível chegar de carro (tem estacionamento) ou sair na estação de Campolide e apanhar um Táxi/Uber

Coordenadas: 38° 43′  43.09” N
                         9° 11′ 4.59” W

Miradouro Panorâmico de Monsanto
Panorâmico de Monsanto
Panorâmico de Monsanto
Panorâmico de Monsanto
Panorâmico de Monsanto
Panorâmico de Monsanto

#2 – KAIL DO AMARAL

Este é o miradouro perfeito para se sentir em comunhão com  a Natureza.  O caminho mais perto é pelo parque de estacionamento do Moinho do Penedo. O miradouro fica meio escondido ao lado do anfiteatro do mesmo nome, que por si só já tem uma vista maravilhosa, para o rio e a ponte 25 de Abril. Basta procurar um trilho e segui-lo que vai dar ao topo do miradouro, onde tem bancos para se sentar e contemplar a vista.

Coordenadas GPS: 38.721121,-9.193387

Miradouro Kail do Amaral
Miradouro Kail do Amaral

#3 – MIRADOURO Bairro DO ALVITO

Outrora foi uma lixeira.. mas é agora um local plano e limpo, com uma perspectiva perfeita para a ponte 25 de Abril. Fica ao lado da estrada, apenas é possível entrar a pé e é um pequeno terreno de terra batida de cor acastanhada, que salta à vista no meio da vegetação.

É um sítio privilegiado e onde muitos fotógrafos tentam tirar a fotografia idílica, para a margem sul do Tejo.

Coordenadas GPS: 38.713663,-9.179569

#4 – CRISTO REI

O Miradouro e Santuário do Cristo Rei é talvez o miradouro mais emblemático de Portugal. Localiza-se em Almada e tem uma vista maravilhosa sobre a cidade de Lisboa, para onde Cristo está a virado de braços abertos. O monumento foi inaugurado em 1959 e tem cariz religioso sendo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, o que faz com que muitos crentes o queiram visitar. 

O espaço envolvente ao monumento é gratuito, tem uma aura muito especial e por si só já vale a pena o passeio. Se não tiver vertigens, pode subir pelo elevador cerca de 100 metros, para contemplar a vista de 360º. O custo são 5€ por pessoa.

Coordenadas GPS: 38° 40′ 38.424″ N    9° 10′ 6.942″ W 

Como chegar: Apanhe o autocarro 101 em Cacilhas, que vai dar à entrada do Santuário

Miradouro do Cristo Rei
Miradouro do Cristo Rei

#5 – BOCA DO VENTO

O miradouro da Boca do Vento é conhecido por ter um elevador panorâmico, por onde pode subir e descer gratuitamente. Na margem do rio, tem um lindo jardim, chamado “Jardim do Rio” com relva onde pode fazer um pic-nic e bancos para se sentar um pouco e apreciar a vista.  Também pode fazer uma caminhada pela zona ribeirinha em direcção a Cacilhas, pelo paredão, que tem uns cafés mesmo à beira rio.

Coordenadas GPS: 38º 41.032′ N   9º 09.683′ W

Como chegar: Sair no barco em Cacilhas e fazer uma caminhada de 10min

#6 – GRAÇA

O miradouro é mais conhecido por Graça, mas recentemente o seu nome foi alterado, para Sophia de Mello Breyner Anderson – uma das mais importantes poetisas do século XX e a primeira mulher a ganhar o prémio literário Camões. 

No largo da Graça, junto à igreja, existe uma esplanada no miradouro, onde se pode sentar um pouco e apreciar a paisagem panorâmica. Esta vista é muito bonita, mas ainda consegue ser superada, pelo miradouro da Nossa Senhora do Monte, que fica a poucos metros de distância, sensivelmente 5 minutos a pé. 

Coordenadas GPS: 38.715383
                                  9.131160

Como chegar: Apanhar o eléctrico 28 ou fazer uma caminhada pelo Bairro de Alfama

#7 – NOSSA SENHORA DO MONTE

O centro de Lisboa tem imensos miradouros, mas.. podemos afirmar que A Nossa Senhora do Monte é o nosso miradouro favorito. Descobrimos juntos, já à muitos anos, quando íamos passear e namorar para Lisboa. No inicio eram mais moradores ou pessoas que conheciam o miradouro, no entanto com o aumento do turismo na capital, é muito frequentado por turistas que chegam de tuk-tuk. A hora do pôr-do-sol é a mais desejada e o miradouro enche-se de pessoas. Ninguém fica indiferente à magnitude desta belíssima vista, sobre a cidade. É possível ver o Castelo de São Jorge, o largo do Martim-Moniz, o Tejo, a ponte 25 de Abril e a outra margem, a praça dos Restauradores, a baixa pombalina e até as torres das Amoreiras.

O miradouro fica no topo de uma colina, chamada Monte de São Gens. Aqui também pode visitar a Capela da Nossa Senhora do Monte, que tem à frente uma estatueta da Nossa Senhora. 

Na lateral da igreja, numa parede pode ler-se “Boa Viagem, Lisboa espera por ti”, uma mensagem de esperança, que nos remete à época dos descobrimentos, quando os descobridores partiam em busca de novas terras.

Coordenadas: 38° 43′ 8.37” N
                         9° 7′ 58.78” W

Como chegar: Apanhar o eléctrico 28 ou fazer uma caminhada pelo Bairro de Alfama

#8 – PORTAS DO SOL

Este miradouro localiza-se no bairro histórico de Alfama e tem a varanda que todos gostariam de ter. Uma vista que parece um postal ilustrado com as ruelas de Lisboa, o Mosteiro de São Vicente de Fora, o Panteão Nacional, a Igreja de Santo Estevão, o cais de Santa Apolónia.. 

No centro, virada para o museu de Artes Decorativas, está a estátua de São Vicente, o Santo Padroeiro de Lisboa. No largo Portas do Sol, costumam fazer mercados com produtos artesanais.

Coordenadas GPS:  38º42’41.62 N     9º07’49.48 W

Como chegar: Pequena caminhada a partir de Alfama

#9 – SANTA LUZIA

O miradouro de Santa Luzia, fica um pouco abaixo do miradouro das Portas do Sol, seguindo a mesma rua. A vista é semelhante, mas este miradouro tem uma particularidade, tem alguns azulejos de tom azulado que o diferenciam.

O miradouro tem duas plataformas, que nos possibilita duas maneiras de estar diferentes, a plataforma superior tem uma pérgola com videiras que a trepam e nos proporcionam uma confortável sombra. Na plataforma inferior tem uma piscina, género “espelho de água”.

Junto à igreja podemos ver representado em azulejos a Praça do Comércio antes do terramoto de 1755 e também o ataque Cristão ao Castelo de São Jorge.

Coordenadas: 38° 42′ 41.99” N
                          9° 7′ 49.30” W

Como chegar: Caminhada a partir de Alfama

Miradouro Santa Luzia

#1O – SANTA CATARINA

O miradouro de Santa Catarina, mais conhecido por miradouro do Adamastor localiza-se do lado do Bairro Alto. É aqui o ponto de encontro de muitos jovens de várias culturas que se juntam para passar uma tarde com uma bela vista. O espaço é amplo com uns degraus, que foram colocados numa restauração que foi efectuada em 2013.

O final da tarde também é a hora mais aclamada, quando todos se juntam pela mesma razão e energia, o pôr-do-sol.

 Todos lhe chamam miradouro do Adamastor, porque nele encontra-se uma escultura da figura mítica do Gigante Adamastor, no livro “Os Lusíadas” de Camões.

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Outros Artigos

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *