Sesimbra – Cabo Espichel, Castelo de Sesimbra e Praia do Ribeiro de Cavalo

Ribeiro do Cavalo - Sesimbra

     Demos um passeio pela zona de Sesimbra, onde fomos até ao Cabo Espichel, ao castelo de Sesimbra e à praia do Ribeiro de Cavalo.

     Esta região de Portugal é particularmente bonita porque alberga uma grande diversidade paisagística e tem um enquadramento geográfico único, com uma costa atlântica que se estende desde a Lagoa de Albufeira até à Serra da Arrábida.

     Sesimbra é uma vila portuguesa que pertence ao concelho de Setúbal. É um destino ligado ao mar, onde as tradições da pesca se cruzam com as actividades turísticas, como o mergulho, a vela ou canoagem.

     Este pequeno roteiro é ideal para se fazer num dia ensolarado de Primavera.

Ribeiro do Cavalo - Sesimbra

#1 - Cabo Espichel

     A estrada do caminho até ao Cabo Espichel é muito tranquila, estilo campo. Ao fundo começamos a ver o mar e logo em seguida o farol. Ali encontra-se um parque de estacionamento de terra batida onde pode estacionar o seu carro.

     Saia do carro e observe em seu redor. Quando nós fomos estava um dia muito bonito, caminhámos pelos trilhos até ao mar e passeámos por belas paisagens com o mar como pano de fundo.

Cabo Espichel - Portugal
Cabo Espichel - Portugal

     Já longe do farol, perto das falésias à uma casa abandonada, toda destroçada e com vestígios de arte urbana.

Cabo Espichel - Portugal

     Se percorrer  a estrada até ao lado direito do farol (se estiver de frente para o mar) vai dar a outro parque de estacionamento. Aí à comerciantes com “barraquinhas” que vendem objectos ligados ao mar e roulotes a venderem alimentos, como cachorros, sandes.. os preços são muito em conta.

     Logo ali ao lado, está a Igreja da  Nossa Senhora do Cabo. Foi construída entre 1701 e 1707. No século XVIII o seu interior foi melhorado e foram construídos dez altares laterais pelos romeiros.

     No interior da igreja não é permitido tirar fotografias e vale a pena a visita.

     Quando sair passe por um dos arcos de encontro ao mar e veja a maravilhosa paisagem.

Cabo Espichel - Portugal

#2 - Castelo de Sesimbra

     Quando se está a chegar de carro ao Castelo de Sesimbra existe um parque de estacionamento cá em baixo e um caminho pedestre, continue a subir com o carro pela estrada mais íngreme  e aí vai ver mais um parque de estacionamento, onde há casas-de-banho e um ponto de informação, que passa um pouco despercebido.

     No local há muitas árvores e bancos, sente-se um pouco faça um pic-nic e aprecie a paisagem. O castelo que outrora foi palco de batalhas, hoje é um monumento e a sua entrada é gratuita.

     O castelo foi conquistado aos mouros por Dom Afonso Henriques no ano de 1165. Mais tarde foi derrotado, tendo-se reerguido em 1200  por D. Sancho I. Actualmente, sofreu obras de restauro. Está tudo muito cuidado e limpo.

     O castelo situa-se no topo de um monte e como todos os “topos” têm uma bela vista, este não é excepção. Suba as escadinhas e ande em volta da muralha, tem vista tanto para a Serra da Arrábida, como para a vila de Sesimbra.

Sesimbra - Portugal
Sesimbra - Portugal
Sesimbra - Portugal
Sesimbra - Portugal
Sesimbra - Portugal

#3 - Praia do Ribeiro do Cavalo

     Ao sair do Castelo de Sesimbra vira para a estrada à sua esquerda e seguindo a estrada até ao fundo em direcção ao mar vai dar ao início de um trilho para uma das praias mais bonitas de Portugal, a praia do Ribeiro de Cavalo.

     O trilho para a praia está sinalizado com setas e é por entre pequenos arbustos. A praia não tem qualquer equipamento ou caixotes do lixo, portanto é importante que leve algo para comer, para se hidratar e uns sacos onde possa colocar o lixo.

     Com o aumento do turismo nestas pequenas praias, também é notável o seu impacte negativo. Se puder contribua positivamente e apanhe alguma garrafa de vidro ou objecto de plástico, não pense que “está a apanhar o lixo dos outros”, pense que pode estar a salvar a vida de algum ser vivo. Há um contentor de lixo, ao lado da placa com a indicação da praia.

Ribeiro do Cavalo - Portugal

     Convém levar calçado adequado, porque o caminho é de terra batida e depois é uma descida acentuada por entre grandes rochas. Demora cerca de 15 minutos (dependendo do ritmo de cada um) a chegar ao areal da praia.

     A meio da descida também à um cantinho onde se pode ver a vista de cima. A Paisagem é fabulosa, parece mesmo que estamos num local paradisíaco (que não deixa de o ser), tem tonalidades de azul muito bonitas e uns rochedos enormes caídos no meio da praia.

     Também deve ter atenção, porque na praia podem ocorrer derrocadas, visto que também é uma falésia.

     Outra forma de chegar até à praia,mas menos frequente, é por via marítima, desde a vila de Sesimbra.  São barcos de porte pequeno, estilo pescador ou canoas.

Resumindo:

  • Ir com Calçado adequado;
  • Levar alimento e algo para hidratar;
  • Ter atenção que há o perigo de derrocadas;
  • Não deixar nada na praia que tivesse levado consigo e se vir alguma garrafa de vidro ou plástico levar para o lixo.
Ribeiro do Cavalo - Sesimbra
Ribeiro do Cavalo - Sesimbra

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *