Praga – Uma cidade encantadora

Praga

     Praga é a capital da República Checa, situa-se nas margens do rio Vlatava e é uma das cidades mais bonitas da Europa e do Mundo.

     Os primeiros indícios de povoações na área onde hoje se encontra Praga, remontam ao ano 5000 AC, no entanto foi no século IX que verdadeiramente foi fundada a cidade que hoje é conhecida como a cidade das 100 cúpulas.

     Durante a segunda metade da idade média (1000-1500), Praga floresceu e tornou-se numa das cidades mais importantes na Europa, sobretudo durante o reinado de Charles IV, imperador do Sacro império Romano, que escolheu Praga como a capital do império. 

     Durante os séculos seguintes, Praga perdeu a sua importância e viu-se mergulhada entre lutas nacionalistas, sobretudo contra o império Austro-Húngaro que ocupava o país.

     Finalmente em 1918 Praga tornou-se a capital da republica Checoslováquia. Nas décadas seguintes Praga foi assombrada pela guerra, pela ocupação nazi e finalmente pela influencia da União Soviética.

     Em 1993 com o fim da Checoslováquia, Praga tornou-se a capital da Republica Checa, e hoje em dia é responsável por um quarto da produção nacional do país.

Praga

    Das 26 capitais europeias que já visitámos, Praga está sem dúvida no top3 das que mais gostámos. É uma cidade com muita história e cultura, é muito bonita e barata.

     É ideal para uma ”escapadela” de 3/4 dias, com a cara metade, com a família ou um grupo de amigos, é uma cidade para todos os gostos e feitios. É praticamente impossivel ir e não ficar com uma enorme vontade de voltar.

Atrações em Praga - 8 coisas para ver e visitar

    1- Ponte Charles IV

     Mandada construir pelo rei Charles IV em 1357, é a ponte mais famosa de Praga, ao longo dos seus qauase 500m de comprimento é possível observar 31 estátuas, sendo a mais conhecida a de St Jonh of Nepomuk, santo da República Checa que reza a lenda ter sido afogado no rio Vlatava, devido a sua luta pelo nacionalismo Checo.

     A ponte costuma estar repleta de turistas, a melhor hora para a atravessar e tirara algumas fotografias é no início da manhã ou à noite.

Praga
Praga

    2- Castelo de Praga

     O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e actualmente serve como a residência presidencial, antigamente era habitado pelos reis da Boémia.

    3- Relógio astronómico

     Orloj é o nome do relógio astronómico, localizado em Praga, na Praça da Cidade Velha.

     É composto por três componentes principais: o mostrador astronómico, representa a posição do Sol e da Lua no céu e mostra diversos detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos” que é o nome que se dá à representação de figuras dos apóstolos a mudança de hora e um mostrador que representa os meses e os signos do Zodíaco.

    4- Praça da cidade velha

     Está localizada entre a Praça Venceslau e a Ponte Charles,  é um dos ”centros” da cidade.

     É possível reconhecer vários estilos arquitectónicos nos edifícios que rodeiam a praça, que nos levam a varias épocas desta bela cidade. como a Catedral Týn, estilo gótico, e a igreja de São Nicolau, estilo barroco.

     O relógio astronómico, está localizado nesta praça e é normal estar repleta de turistas durante todo o dia

Praga

    5- Praça Wenceslas

     Esta é uma das principais praças da cidade e onde se estão localizadas as principais lojas da cidade.

     Esta praça tem uma particularidade, que é o seu formato. Tem a forma de um rectângulo, com 750m de comprimento, de um lago está o museu nacional da República Checa, do outro está o inicio da ”cidade velha”.

    6- Catedral Gótica de São Vito

     A Catedral de São Vito  é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Checa.

     Situa-se no Castelo de Praga e foi construída junto ao castelo, a construção da catedral no seu actual estilo gótico foi iniciada em 1344 e veio a finalizar-se, em 1929, depois de uma interrupção nas obras.

    7- A casa dançante

     A casa dançante é um edifício desenhado pelos arquitetos Vlado Milunić e Frank Gehry que começou a ser construído em 1992 junto ao rio Moldava. Despertou alguma controvérsia por estar situado entre prédios de estilos barroco e gótico.

     Mas rapidamente se tornou uma obra imprescindível da arquitectura de Praga, tendo recebido prémios de prestígio. Inicialmente, o edifício tinha o nome de Ginger e Fred em homenagem aos dançarinos Astaire e Rogers. O edifício contém escritórios, lojas e um restaurante.

     Não é possível entrar no seu interior, mas pode sempre ir pelas margens do rio, até chegar ao edifício e ver a sua beleza e arquitectura fora do normal.

    8- Trdelník, o doce mais famoso de Praga

     É um doce típico de Praga e não dá para andar 5 minutos na rua, sem ver alguém a comer o doce, ou barraquinhas, onde eles são vendidos.

     O doce é um tubo em espiral, feito de massa, que fica a rodar sobre brasa de carvão. Quando já está cozinhado, é só colocar açúcar ou canela e recheios, desde nutella, caramelo, morango..

Trdelník - Doce de Praga

     Estes são alguns dos símbolos de Praga, mas para nós a maior atracção é sem dúvida… a cidade em si.

     Tem uma atmosfera única, e é um prazer passear pelas ruas recheadas de história, é possível andar horas e horas sempre rodeados de monumentos diferentes.

     É uma cidade que vamos voltar certamente e recomendamos qualquer pessoa a visitar, vale mesmo a pena.

Para pernoitar de autocaravana :

Praga : 50°04’42.0″N 14°24’29.3″E

Apenas para pernoita, estacionamento pago. Grátis ao fim-de-semana.

Mapa de praga

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *