Novembro 2, 2017

Noruega

Preikestolen - Norway
  • Capital: Oslo
  • Área Territorial: 385 155 Km2
  • População: 5 136 700 Habitantes
  • Língua oficial: Norueguês, Lapônio e Kven
  • Moeda: Norueguês
  • Fuso-Horário: UTC +1 (Verão UTC +2)
Noruega

Estivemos 16 dias na Noruega e conduzimos quase 1500 Km, embora apenas tenhamos estado na zona sul.

Este país tem uma extensão enorme, são quase 3000 Km de uma ponta à outra, o que a juntar a muita neve e a ausência de autoestradas nos fez ficar mais pelo sul.

Quando pensamos na Noruega a primeira coisa que nos vem à cabeça são os seus lindos fiordes, com os seus imponentes vales e muitas árvores cobertas de neve, e para dizer a verdade, foi isso mesmo que vimos, um país com uma beleza natural ímpar.

Em primeiro lugar a Noruega é um país que pela sua extensão e proximidade com o polo norte tem áreas com neve o ano inteiro , com um clima sub-árctico, densas florestas e muitos muitos lagos, pelo que a travessia deste país, especialmente de carro, requer algumas precauções e um pouco de planeamento.

Visitámos o país no final de Abril e nas zonas um pouco mais altas, ou para o interior, ainda estavam cobertas de neve.

     O país tem apenas 5 milhões de habitantes, pelo que não há grandes cidades e as que há são mais no sul e no litoral.

As estradas também são bem diferentes, porque não há autoestradas e a “via rápida”  tem apenas uma faixa, com uma via para cada sentido, que é envolvida pelos lagos, vales e os condutores andam devagar, sem “pressa” para nos ultrapassarem. Em certas zonas, por vezes, é necessário apanhar ferries para prosseguir viagem. Em Roldal por exemplo, estivemos “presos” numa estrada que estava cortada por causa da neve.

Essa era a única estrada que ia dar a Oslo que ficava a  300Km, e sem ser essa estrada, só havia outra opção que era voltar pelo  caminho que tínhamos feito, que eram 700 km.   Não há auto-estradas, mas há estradas pagas para entrar nas cidades, mas como o único método de pagamento é automático, do género via-verde, não pagámos.

Escrevemos um artigo sobre como conduzir na Noruega que podes ver mais a baixo.

Para autocaravanas foi dos melhores países em que estivemos, com muitos sítios para encher o depósito de água, muitas áreas de descanso, a maioria ao lado de lagos e zonas muito bonitas.

A Noruega é um país lindíssimo, dos mais bonitos que estivemos, tem muitas zonas verdes, lagos, cascatas, montes, montanhas, vales e fiordes. Há muitos trilhos e caminhadas que nos levam a sítios espectaculares, embora a melhor época para o fazer é no verão, quando a neve desaparece e deixa os percursos mais acessíveis.

O nível de vida é muito elevado, o gasóleo vai desde 1,20 /L a 1,70 /L (país com a maior disparidade de preços em que estivemos), um maço custa 12 euros e nos supermercados os produtos são muito mais caros que em Portugal.

Estivemos em Oslo, a capital da Noruega, uma capital diferente das outras capitais europeias mas semelhante as restantes capitais nórdicas. Nos subúrbios não há  prédios altos, existem bastantes árvores e  basta fazermos alguns quilómetros para longe do centro  da cidade que estamos rodeados pela natureza .  A cidade não tem muitos monumentos, mas é uma cidade simpática, com zonas bonitas, especialmente ao pé do mar.

Os noruegueses são um pouco frios, não são de grandes palavras, nem grandes sorrisos. Sentimo-nos sempre seguros.

Algumas fotografias da nossa passagem pela Noruega

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Outros Artigos

Oslo – O que visitar

Oslo é a capital da Noruega, um dos países mais bonitos que vimos até hoje, no entanto a sua capital não tem grandes motivos de interesse a primeira vista, a…

Preikestolen – Noruega

Fomos a uma zona nos fiordes, na região de Stavanger, chamada Preikestolen, mais conhecida por Pulpit Rock, que é uma penhasco com 25×25 m de largura, a 600 metros de…

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

2 comentários em “Noruega

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *