Mostar e Cascatas Kravice – Bósnia

Mostar - Bosnia and Herzegovina

     Mostar é uma cidade da Bósnia e Herzegovina. Esta foi uma cidade surpreendente a todos os níveis. Para começar porque nunca tínhamos ouvido falar anteriormente, o que torna tudo muito mais surpreendente, depois porque é muito acolhedora e dá vontade de ficar e conhecer tudo.

     Chegámos à cidade de autocaravana e a nossa principal preocupação era encontrar um sitio para estacionar e onde pudéssemos dormir. Vimos uma placa que tinha o símbolo de autocaravanas, seguimo-la e chegámos a um parque de autocaravanas, depressa veio um rapazinho ter connosco de outro parque de estacionamento que nos disse que fazia mais barato e ficávamos mesmo ao pé do rio, que passa pela principal ponte, a “Stari Most”, decidimos que ficávamos lá a noite.

     Foi engraçado porque ele nem sabia de onde nós éramos, nem nunca tinha visto uma matricula com um P.

Coordenadas GPS, AutoParking Behar2 (tem internet): 43.3362428, 17.8139636

Mostar - Bosnia
Mostar - Bosnia

     A cidade ganha uma dinâmica especial devido à sua famosa ponte “Stari Most”, que em português significa “ponte velha”.

     Esta ponte  foi construída no século XVI quando a Bósnia era ocupada pelo império turco. O arquitecto que fez esta ponte, Mimar Sinan/Hajruddin, foi responsável também por bastantes monumentos da cidade de Istambul.

     A ponte foi destruída em 1993 durante a guerra da Bósnia, mais tarde em 2004, a ponte foi reconstruida e passou a ser um símbolo da recuperação da Bósnia pós-guerra.         

     Actualmente é atravessada por centenas de pessoas todos os dias, por locais, trabalhadores e turistas.

     A ponte tem 450 anos de história e hoje em dia é palco de uma das etapas do Red Bull Cliff Diving, onde mergulhadores profissionais dão mergulhos acrobáticos para o rio.

     A vila tem uma harmonia que não nos deixa indiferente. Há muitas ruelas, com lojinhas, cafés e restaurantes. É um lugar com uma grande influência muçulmana, podemos observar pelo grande número de mesquitas, nas vestes das mulheres, na comida e nas lojas que vendiam produtos  de origem muçulmana.

     Uma bola de gelado custa 50 cêntimos e comemos fora os dois por 14 euros, num restaurante típico.

Mostar - Bosnia

Cascatas Kravica

     As cascatas de Kravica, são umas cascatas na Bósnia a cerca de 40km de Mostar, tem o custo de 3 euros e é um espaço natural muito agradável, com quedas de agua a caírem de alguns metros de altitude. O que torna estas cascatas diferentes é que se pode mesmo mergulhar onde as cascatas caem, dar mergulhos…

     Quando fomos no verão estava com muitas pessoas, por isso embora as coisas não estejam muito sujas, não é um ambiente natural ”intocado” e sente-se de alguma maneira o impacto do homem.

     Esta zona da Europa é um pouco ”fora-de-mão” dos roteiros turísticos normais, os voos são caros e nem sempre é fácil chegar aqui, mas para quem visite por exemplo a Croácia, faz todo o sentido incluir uma visita a esta cidade e visitar esta zona da Bósnia!

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *