Kotor – Uma pérola no Adriático

Kotor é uma vila medieval fortificada em Montenegro e um porto natural, localizado na baía de Cátaro. A região é muito conhecida pelos seus belos fiordes, onde se pode ver a harmonia entre a terra e o mar. No porto atracam diversos cruzeiros que passam pela sua estreita ligação de água com o mar Adriático.

Kotor foi classificado Património Mundial da UNESCO e foi construída entre os sécs. XII e XIV. No passado fazia parte da República de Veneza e é possível ver influência Romana na sua arquitectura. A vila é fortificada e tem um género de um fosso na sua frente. 

Visitámos Kotor de autocaravana em final de Junho e é muito complicado estacionar, lembro-me que tentamos estacionar num parque perto do porto, mas era caríssimo, optámos então por ir para o outro lado da baía e foi a melhor coisa que fizemos. Pudemos pernoitar sem problema e com uma vista maravilhosa para o fiorde e a vila de Kotor.

Coordenadas para pernoita de autocaravana: 42º25’22.5N 18º45’42.7”

Kotor - Montenegro
Kotor - Montenegro

Stari Grad – Centro Histórico

Kotor é um daqueles locais que quando chegamos é uma agradável surpresa. Stari Grad é o centro histórico, a sua  entrada é feita através da Porta do Mar.

Assim que entramos dá-nos a sensação que andámos para trás no tempo. É inspirador passear pelas suas ruelas e absorver o que nos rodeia, há igrejas, praças, lojinhas de artesanato e as montanhas a rodear a vila.

Neste momento Kotor é um novo palco de actividade turística. Há muitos cruzeiros que todos os dias atracam no porto e trazem centenas de turistas, bem como, o turismo que se faz sentir de países vizinhos, da zona dos balcãs, o que torna o centro histórico também vocacionado para esta actividade, há imensos restaurantes, lojas de souvenir..

Kotor - Montenegro
Kotor - Montenegro

Muralhas San Giovanni -Vista panorâmica para a vila

Quando estiver perdido a passear na vila, ande em direcção ás montanhas e depressa vai encontrar a entrada para as muralhas. A fortaleza e as muralhas foram construídas no século XV devido aos constantes ataques do império Otomano.

A muralha é das principais atracções da cidade. Para chegar ao topo tem que subir 1300 degraus, mas acredite… o esforço compensa muito, quando se fala da mais bonita vista de Kotor. O custo para começar a subir a escada são 3€.

muitas pessoas a subir e outras a descer e convém ter um pouco de cuidado, pois a escadaria é muito íngreme. Leve água e algum alimento para o caminho, de qualquer modo há sempre vendedores que se encontram nas escadas a vender água, cerveja e refrigerantes.

Não se preocupe se não se sentir capaz de chegar ao topo. A vista é encantadora de todos os pontos da escadaria, mais em baixo tem-se uma perspectiva mais próxima da vila e do ponto mais alto podemos ver toda a envolvência da vila, do fiorde e das montanhas.

Kotor - Montenegro
Kotor - Montenegro
Kotor - Montenegro
Kotor - Montenegro
Kotor - Montenegro

Como chegar?

O método mais fácil para chegar a Kotor, talvez seja sair por exemplo no aeroporto de Dubrovnik, na Croácia e alugar um carro para se poder deslocar.

 

Kotor é um daqueles sítios especiais, e que merece sem dúvida uma visita para quem esta a viajar por esta parte da Europa, fica perto de outros pontos muito interessantes nesta zona como Dubrovnik ou Mostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *