Christiania – Um sitio único no Mundo

cristiania

Antes de mais, dizer que um sitio é único no mundo é uma afirmação muito forte, e pressupõe-se que se tem um graaaaandre conhecimento do resto do mundo, não é bem o caso, mas tenho a certeza que a Christiania é um sítio único no mundo, primeiro pela sua história, que é ímpar, e depois porque não existem sítios destes a 2 minutos de centros de capitais, muito menos uma capital como a da Dinamarca, um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Christiania - Denmark

História

Antes de explicar porque é que a Christiania é um sítio único , vou começar por explicar um pouco de o que é este local e da sua história.

A Christiania, ” ou cidade livre da Christiania” é um dos últimos ”redutos anarquistas” europeus.

Situa-se no centro da cidade de Copenhagen , e é um local onde durante a década de 70 se  instalaram alguns anarquistas, pintores, artistas, e outras pessoas que naquela altura se encontravam um pouco ”desenquadradas” na sociedade.

Tudo começou e 1970, quando algumas pessoas começaram por ocupar barracões que antigamente pertenciam aos militares, ora com o passar do tempo foi se formando uma sociedade à parte, com as suas próprias regras, e sem interferência do estado. 

Isto implicou que as pessoas se organizassem e se tornassem auto-suficientes em vários aspectos, e o estado deixa-se de parte deveres básicos, como a luz, a recolha do lixo… que ainda hoje estão nas mãos dos residentes da Christiania.

Christiania - Denmark
Christiania - Denmark

Com o passar do tempo, e com a liberdade vivida neste espaço, começaram os problemas com as drogas, sobretudo pesadas, que tiveram um impacto muito negativo na imagem que este sitio tinha perante o resto dos Dinamarqueses.

Hoje em dia o problema das drogas pesadas já não é tão grande, e há muitos sinais a indicarem a proibição do consumo e as consequências do mesmo. 

Desde o ano 2000 que tem havido por parte das autoridade um esforço para levar cada vez mais as leis para dentro da Christiania

Christiania - Denmark

Porque que é um sitio único no mundo?

Este sitio é único no mundo, primeiro porque se vende Cannabis e derivados, ”livremente” em bancas artesanais no meio da rua, depois porque a Christiania se encontra a poucos minutos do centro de Copenhagen, o que não deixa de ser interessante, e por fim pelo próprio local, que tem uma ”vibe” muito diferente, com muitas pinturas, casas feitas ”artesanalmente” e uma miscelânea de pessoas muito engraçada.

Quando chegámos à Christiania, e demos os primeiros passos nesta comunidade achámos muito interessantes as pinturas que víamos, mas não estávamos nada a espera do que íamos ver a seguir.

Mal entrámos na rua principal, vimos logo as primeiras bancas, que mais não eram que mesas velhas, máquinas de lavar roupa estragadas, bidons… cada banca tinha 1 ou 2 traficantes, que vendiam o que tinham, ou seja tanto havia um com 3 ou 4 tipos de Cannabis, ganzas enroladas com nomes das espécies, até aquele senhor já com alguma idade que tinha apenas um bocadinho de Haxixe..

A Christiania é dos sítios mais visitados da Dinamarca, o que não deixa de ser curioso porque se vê muitos turistas, uns com carrinhos de bebé, outros com crianças, jovens, adultos, a comprar, a fumar, a ver…

Vivendo nós numa sociedade maioritariamente proibicionista em relação às drogas leves, ficámos muito surpreendidos com o que vimos, a poucos metros do centro de uma capital europeia.

Christiania - Denmark

No inicio achámos tudo muito estranho mesmo, quase como se fosse tudo ”meio um teatro”, mas aos poucos e poucos vimos que aquilo era mesmo real, até vimos uma mega rusga policial, onde do nada entraram  uns 15 policias a armados a correr, com Gopro’s na cabeça, e todos os dealers começaram a fugir com as suas malas onde guardam os estupefacientes e as balanças, ou simplesmente deixando-as no chão antes de correrem.

A policia prendeu umas 3 pessoas e passados nem 10 minutos, já estava tudo como se nada estivesse passado, alguns dos traficantes até tinham fila passado uns minutos !

Outra coisa que achámos muito estranho, foi que vimos a maior parte dos traficantes a sair da Christiania à noite de taxi, o que mostra que a muitos deles nem sequer vivem ali. 

Christiania - Denmark
Christiania - Denmark

Existem sinais onde pedem às pessoas para não tirar fotos às bancas, mas uma rápida pesquisa na Internet mostra perfeitamente o tipo de bancas existem neste sítio.

No entanto não é apenas a venda de Marijuana na rua que torna este sitio diferente, este local tem realmente uma vibe única, e enquanto ”experiência sociológica” é sem dúvida muito interessante, é um sitio quase totalmente fora da esfera do estado, em que as pessoas se organizaram para criar um sítio com a sua própria maneira de estar nas vida e que ao longo dos anos mostrou que é possível a sobrevivência de uma sociedade ”anarquista”. 

Gostámos muito de visitar este sitio, e aconselhamos qualquer pessoa que visite a capital dinamarquesa a dar um saltinho à Christiania. 

Christiania - Denmark
Christiania - Denmark
Christiania - Denmark

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *