#6 Aldeias Históricas Maravilhosas

Quando pensamos em destinos turísticos em Portugal, ocorre-no sempre o habitual, Lisboa, Porto e o Algarve. Mas,  Portugal é muito mais que estes destinos. O interior e centro do nosso país, tem lugares incríveis e que merecem sem dúvida serem explorados.

São 12 as aldeias que integram a rede de Aldeias Históricas de Portugal. Nós apenas conhecemos 6, mas mal tenhamos a oportunidade de ir para o norte de Portugal, vamos passar nas outras 6.

São todas construídas com granito e xisto e conservam a história de conquistas e tradições, podemos ver pelos seus castelos, pessoas e ofícios, que ainda se fazem sentir.

#1 – Aldeia histórica de Monsanto

A aldeia de Monsanto, foi das aldeias de que mais gostámos. Foi  eleita, em 1938 a aldeia mais portuguesa de Portugal e não podíamos concordar mais com este título.

Foi a aldeia com mais vida que visitámos, tanto turística, como de locais. Os turistas são maioritariamente espanhóis e visitantes que chegam em excursões (muitos asiáticos). Os locais transmitem muita empatia. Apesar do nome emblemático da aldeia, fazem a sua vida normal e convivem muito uns com os outros nas ruas.

A aldeia destaca-se ao longe, pois fica no alto de uma colina e todo o ambiente envolvente é plano. Mesmo no topo localiza-se o castelo. Para chegar ao castelo é preciso alguma predisposição física – não é que seja um percurso dificil, mas é um pouco íngreme e se for no verão, faz muito calor. Uma coisa é certa, tudo o que exige um pouco de esforço, conpensa. A vista do castelo não podia ficar atrás, é maravilhosa e muito ampla, vê-se uma área muito grande do território.

Quando caminhamos pelas ruelas da aldeia, ficamos perdidos no tempo. É única e muito singular. Tem pedragulhos por todo o lado, inclusive foram aproveitados para a construção das suas casas. 

 

#2 – ALDEIA HISTÓRICA DA SORTELHA

Sortelha encontra-se no concelho do Sabugal. Talvez por nunca termos ouvido falar desta aldeia, esta foi sem dúvida a que mais nos surpreendeu. Não estávamos preparados e muito menos à espera, daquilo que iamos presenciar.

Vinhamos do lado da torre sineira, a pensar que aquilo que víamos era a vila, quando nos deparamos com a Porta da aldeia da Sortelha. Assim que entramos, ficamos estupefactos. De facto, não estavamos mesmo à espera  da aldeia medieval que víamos. Parece um autêntico cenário de filme. Quase não havia pessoas, as casas construídas de granito da região, estavam muito autênticas e todos os recantos eram uma novidade.

Um local silencioso e intocado, um autêntico museu ao ar livre. Dentro deste anel medieval, está o castelo – a vista é fenomenal.

Ficámos a saber que a vila apenas tem um morador, um problema que afecta muitas aldeias do interior, o despovoamento.. 

#3 – ALDEIA HISTÓRICA DO PIODÃO

O Piodão é das aldeias mais conhecidas de Portugal, com tanto mediatismo, iamos com algum receio que não correspondesse  ás expectativas. Mas não.. foi precisamente o contrário. Tínhamos vindo de uma cacata, chamada “Fraga da Pena” pelas montanhas da Serra do Açor, com vistas deslumbrantes, quando mudámos de direcção, para começar a descer a Serra e somos surpreendidos ao ver a aldeia ao fundo. 

A casinhas todas sobrepostas, umas em cima das outras, em tons de castanho, com as suas portas e janelas em azul e branco. A aldeia tem dois restaurantes, uma igreja matriz e um ponto de informação, onde pode adquirir algumas curiosidades e história. A aldeia também dispõe de uma praia fluvial, muito agradável e onde se respira tranquilidade.

#4 – ALDEIA HISTÓRICA DE CASTELO-NOVO

Castelo Novo é uma aldeia estilo labirinto, que fica no topo de uma colina, com casas muito giras, muitas delas construídas em granito. Tem um castelo diferente, com um passadiço em metal. Na entrada do castelo, tem um ponto de informação turístico, onde pode ir descobrir a história da aldeia.

Cá em baixo, antes de subir para o centro histórico, há uma praia fluvial. A praia é muito natural, com relva para se estar na toalha, sem muitas pessoas e onde pode estar um pouco tranquilo antes de visitar a aldeia.

#5 -ALDEIA HISTÓRICA DO BELMONTE

Belmonte localiza-se no concelho de Catelo Branco e foi a primeira, das aldeias históricas que visitámos.

Foi a terra de Pedro Álvares Cabral e tem uma vista sobre a enconsta oriental da Serra da Estrela. O seu nome, deriva das palavras Belo e Monte, percebe-se bem o porquê.

A aldeia está muito bem estruturada, está tudo arranjadinho e tem antigos moradores, o que nos agrada e gostamos muito de estar em contacto com as pessoas locais.

 

#6 -ALDEIA HISTÓRICA DE IDANHA-A-VELHA

Idanha-a-Velha foi a única aldeia que visitámos, que não ficava no topo de colinas. É pequena, plana e ampla. 

O seu passado histórico teve uma importância testemunhada pela catedral e pelas ruínas, o que a transforma num pequeno museu ao ar livre.

A aldeia tem árvores centenárias, muitas árvores de frutos e moradores com banquinha para venderem os seus produtos regionais.

 Localização das aldeias no mapa

Artigos relacionados

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *