Novembro 3, 2017

Albânia

Albania
  • Capital: Tirana
  • Área Territorial: 28 748 Km2
  • População: 3 029 778 Habitantes
  • Língua oficial: Albanês
  • Moeda: Lek
  • Fuso-Horário: UTC +1

Estivemos 4 dias na Albânia, praticamente sempre na costa e gostámos muito da parte Sul, especialmente para baixo de Vlore, para Norte o país muda totalmente, com a costa muito menos intocada, como é o caso do Sul, dando lugar a uma costa muito mais ”suja”, com muitos prédios, e muitos aglomerados populacionais albaneses. 

O país é muito montanhoso, em especial no interior e no Sul, as praias da ‘‘Riviera Albanesa” são muito bonitas, com pouca gente e agua azul clarinha.

Para chegar as praias é quase sempre preciso fazer grandes descidas e muitas vezes por estradas de terra batida.

Entrámos no país pela Grécia, e a nossa primeira paragem foi na Blue Eye, que é uma nascente muito especial, com agua com uns tons azul turquesa e é uma das principais atracções turísticas da Albânia.

De seguida fizemos a costa toda até ao Montenegro, no Sul especialmente as praias são absolutamente deslumbrantes, melhores até que aquelas que vimos na Grécia, pelo facto de terem muito menos lixo.

A Albânia só começou a ser um destino turístico de a uns anos para cá, o que faz com que em muitas zonas ainda não se sinta o impacto do turismo, existem no entanto algumas zonas turísticas como Vlore e Sarande.

A metade norte do país é muito diferente da metade sul, quanto mais subimos mais pobreza vimos, encontrámos muita gente a catar o lixo, em todo lado até nas estradas principais, e muita gente a vender coisas à beira da estrada, como fruta, milho assado e outras coisas.

Não fomos a nenhum grande supermercado, mas nos pequenos estabelecimentos a que fomos os preços eram mais baratos que Portugal, por vezes no entanto eles tentam ”sacar” os euros aos turistas com preços diferentes dos praticados para os locais.

Vimos muitas autocaravanas, sobretudo porque era Verão e a Albânia é um país de passagem para a Grécia.

Algo que salta à vista na Albânia é a quantidade de Mercedes e carros de gama alta semi-novos nas estradas, carros com matricula albanesa e que não se enquadram com a situação geral que vimos nos país, isto provavelmente deve-se a grande corrupção e ”máfia” que existe no país.

Nós não presenciámos nada de especial que nos leve a dizer isto, a não ser a grande quantidade de cannabis no pais, mas com as muitas pessoas com quem falámos naquela zona dos Balcãs, todas nos disseram o mesmo, que a Albânia era um país com muita corrupção e máfia.

As estradas são más, a não ser algumas zonas recentemente alcatroadas em alguns troços junto ao litoral, no entanto na maior parte do país as estradas têm muitos buracos e só há uma ou duas auto-estradas.

algumas fotografias da nossa passagem pela Albânia

Artigos sobre a Albânia

Blue eye - A nascente mágica da Albânia

 ´´Blue Eye ou Syri Kalter em albanês é umas nascente natural, que fica a 20 Km de Sarande, na Albânia. A nascente vem debaixo da terra, com uma enorme pressão e tem um azul muito bonito, em zonas mais claro, outras mais escuro...''

Ajuda-nos a viajar mais 🙂

Queres ajudar a manter o site no ar e a contribuir para a nossa paixão de viajar? Utiliza um dos links abaixo para fazeres as tuas reservas. Para ti não tem qualquer custo e nós recebemos uma pequena comissão. Muito obrigado.

  • Reserva de alojamento através da Booking —-> Clica aqui !
  • Reservas através do Airbnb (30€ de desconto – novos utilizadores) —-> Clica aqui !
  • Compra os bilhetes para os monumentos e experiências através do Get Your Guide —> Clica Aqui !

Outros Artigos

se tiveres alguma dúvida, ou quiseres colocar alguma questão, é só deixar aqui um comentário ou enviar-nos um e-mail para worldonmyway@worldonmyway.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *